sábado, 20 de maio de 2017

explicando a saudade

a saudade é uma palavra nossa - o idioma português tem destas particularidades - e é apenas uma palavra tão pequena, tão simples, que entra em poemas, em letras de músicas, em simples versos, ou é apenas dita sozinha e significa tanto!

Saudade dói, aperta e corroi o coração, por dentro - mesmo dentro do peito há uma sensação de falta. É sentir-se incompleto, partido e não inteiro ao mesmo tempo. Por mais que "incompleto, partido e não inteiro" signifique quase a mesma coisa, sente-se todas estas insuficiências em simultâneo. É dos sentimentos mais fortes, que movem pessoas! Ai a saudade... como é que tão poderosa! Como desconcentra mentes, tira forças, dá vontade de fugir...

Eu tenho saudades quase como se fosse uma doença crónica da qual jamais me vou livrar. Tenho saudades da minha mãe, do meu irmão, da minha família. E agora do meu namorado que foi embora há apenas algumas horas. A saudade é imensa e vai sempre aumentando, até que congela, porque afinal não se pode morrer de saudades ! (Sorte a minha).

Ter saudades de alguém, de algum momento da nossa vida, de um lugar é normal. Mas por que? Há dias ouvi uma música que não conhecia, de um cantor brasileiro, que dizia "se tá todo mundo mundo, por que é que tá todo mundo tão separado então?".

Buscamos coisas novas, distrações novas, pessoas para preencher esse vazio que eu referi, enchemo-nos de vícios para nos abstrair um bocado da realidade, aliviar a mente de modo a não perder a sanidade.

Saudade é uma filha da puta malvada. O que aconteceria se não existisse esse sentimento?

Sem comentários:

Enviar um comentário