domingo, 19 de junho de 2011

José e Pilar


Era o documentário que eu queria ter visto há mais tempo... mas não foi possivel ir ao cinema vê-lo . Ainda bem que a SIC fez esta pequenissima homenagem a este homem que engrandeceu a língua portuguesa ! Gostei muito do que vi . Vou ser sincera, sempre gostei de Saramago mas nunca li um livro dele, nunca . Porque sempre me disseram que era dificil e eu sempre tive muito medo de estragar a impressão que tinha dele, mas este medo vou ter de ultrapassar .
o que gostei muito foi a simplicidade e a atitude destas duas pessoas. Sempre defenderam que estar parado é como morrer! e é de louvar um homem que com 86 anos, consegue escrever um livro em 7 meses, repito, 7 MESES ! é de loucos !!!
Ao longo das filmagens, apesar de muito velho e cansado, Saramago é super lúcido, meu Deus, é impressionante ! Sabe tanto de tanta coisa... faz-me lembrar Fernando Pessoa .
Para além de tudo, é notório o amor que mantem pela Pilar. É verdade que dependia dela para tudo, mas amava-a e vemos isso nos livros, que lhe foram dedicados.
Agora a pergunta: Como é possivel um homem que só contribuiu para enaltecer a língua portuguesa ser tratado com tanto desprezo como foi no seu próprio país ? Portugal é um país tão mesquinho .

Agora Saramago, faço das tuas minhas palavras "Encontramo-nos noutro sítio."

Sem comentários:

Enviar um comentário