domingo, 24 de março de 2013

garagem

hoje fui recuperar qualquer coisa que a minha mãe tinha enfiado na garagem ... mania que as pessoas têm de não se desfazerem das coisas, mas sim armazená-las em um lugar qualquer ! no caso cá de casa, é na garagem .
Primeiro que encontrasse o que eu queria foi preciso tirar tudo do sítio, pôr tudo para o lado de fora, abrir sacas, abrir caixas, mover montanhas, empilhar caixotes, desistir, ver um caixa que não foi remexida, mexer na tal caixa, encontrar o que eu queria, voltar a pôr tudo dentro da garagem, voltar a arrumar tudo e já está . Lá estava eu pronta para subir pra casa . Mas não !
No decorrer desta busca infinita encontrei coisas que já nem me lembrava que tínhamos. Cada objecto com as suas respectivas memórias... lembro-me de tudo que lá está como se ainda fossem objectos do meu quotidiano . Encontrei cadernos, livros, objecto de trabalho dos meus pais, brinquedos do little bro... enfim ! Fiquei uma eternidade na garagem a reviver um passado que nem é assim tão distante quanto isso . Folheei cada página do meu livro de Português - ai que saudades que eu tinha de ti, querido Álvaro de Campos ! voltei a ler todos os meus poemas favoritos; voltei a ver o que eu e as minhas colegas de turma fazíamos durante as aulas e ri-me . Ri-me com nostalgia .
Tenho saudade de ser aquela miúda cheia de sonhos e com a consciência que ia conseguir tudo o que quisesse. A verdade é que conseguiu, quer dizer, eu consegui ! Hoje sou tudo o que um dia sonhei... mas então, e agora ? Agora eu já não tenho sonhos . Agora eu já não tenho nada . Agora eu não consigo imaginar o meu futuro para o próximo ano, quanto mais idealizar a minha vida !
Oh infância, geradora de sonhos ! Onde tudo é bonito e onde de tudo somos capazes . Oh saudades de ser quem eu fui... oh saudades de sonhar !
Talvez seja por isso que as pessoas não se desfazem das suas coisas, ou melhor, de toda a tralha que vai acumulando com o passar dos tempos.... todos nós, mais cedo ou mais tarde, precisamos de ir a tal "garagem" da nossa vida e relembrar que precisamos de sonhos para viver .

Sem comentários:

Enviar um comentário