terça-feira, 12 de junho de 2012

dos funerais e das vidas mal vividas


Ontem fui a um funeral. Detesto funerais.
As pessoas ficam todas a olhar para o corpo como urubus, nunca compreendi qual é o gosto de ver uma pessoa, de que gostamos, morta! Eu nunca vi. Gosto de manter a recordação de como ela era enquanto viva, gosto de recordar a pessoa com um sorriso na cara, e não com olhos fechados, sem cor e mãos cruzadas ao peito.
Outra coisa que achei ridícula no funeral é os familiares não poderem chorar. FALSIDADE! Se uma pessoa se vai abaixo e chora, vem logo um batalhão de gente rodeá-la e dizer a típica frase do não chores, tens de ser forte e levam-na para uma sala onde ninguém a veja a chorar e fazem questão de depois dizer Ah! Fulana chorou tanto, coitadinha… Que raio! Tem de ser forte ao despedir-se de uma pessoa amada para sempre? Deixam-na chorar, por favor! Ela tem muitos mais dias para ser forte, hoje chorar até secar. Até parece que é errado chorar num funeral. Mas não é errado ir para lá falar da vida dos outros, ou do assado que estava a comer no domingo quando recebeu a notícia! Palhaços!
Aviso-vos já, ninas, a minha intenção é ser cremada, e quero que cada uma fique com um bocado de mim e que me lance ao ar no sítio em que acham que eu gosto. Mas se por acaso eu for enterrada, quero que chorem muito por mim. Baba e ranho, que eu sei que não é muito difícil. Quero que chorem ao máximo, mas só naquele dia! Nos outros dias, quando ouvirem falar de mim, já vão ter chorado tudo e vão falar de mim com um sorriso na cara e não com tristeza no coração. Quero também que, no mesmo dia, a seguir ao funeral, vão todas, juntamente com a minha família que é a coisa que eu mais amo na vida, para um lugar onde possam beber e conversar a vontade. Quero que contem histórias que vivemos juntas, quero que relembrem todas as merdas que eu já fiz e que se riam muito, muito pelo facto de eu alguma vez ter existido. Quero que bebam, que fiquem bêbadas como nunca antes… porque foi bêbada que eu vivi grandes momentos. E não fiquem com remorsos por fazer isso no dia eu que eu parti, porque eu vou estar lá de cima a olhar para vós e a dizer suas putas, não podiam ter feito isso ontem? Assim eu também participava! Ee vou olhar para vocês, felizes, e vou ficar feliz e descansar em paz, porque vou ter a certeza de que nada foi em vão e que eu morri enquanto estava viva. Porque, é uma pena, mas na verdade há muita gente que morre enquanto existe. Amo-vos a todas.

1 comentário: